• Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) é um importante periódico científico, com periodicidade semestral, que torna público e acessível os estudos relacionados à sexualidade realizados por profissionais de diversas áreas do conhecimento. É o órgão oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). A RBSH foi criada em 1990 para que profissionais associados à SBRASH pudessem contar com um órgão para divulgar pesquisas e opiniões de autores nacionais e estrangeiros. Publicada inicialmente em suporte impresso, em 2008 passa a publicar somente em suporte eletrônico, buscando acompanhar as tendências na comunicação científica. Tem como missão promover acesso a resultados de pesquisas sobre sexualidade tanto para a comunidade científica quanto para o público leigo.

  • Política de Acesso Livre

Os artigos são publicados pela RBSH na modalidade dourada e sem embargo, ou seja, sem nenhum tipo de empecilho para acesso imediato. A formalização da adoção do acesso aberto é demonstrada com o uso das licenças Creative Commons (CC BY 4.0). A política editorial permite o armazenamento das versões pré-print (versão do autor – manuscrito digital) e pós-print (versão de publicação do artigo, ou seja, versão avaliada pelos pares e corrigida pelos autores e o PDF da Revista) de um artigo, conforme indicado pela categoria verde do serviço de informações Diadorim.

  • Preservação Digital

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

  • Declaração de Direito Autoral

 A licença padrão adotada pela RBSH é CC-BY, que permite que os licenciados copiem, distribuam, exibam e executem a obra, ou ainda faça outros trabalhos derivados dela, desde que seja dado o crédito ao autor e a fonte original. Os autores permanecem sendo reconhecidos como autores (direito moral) sob essa licença, concordando em disponibilizar legalmente os artigos com diversas finalidades.